No Palácio dos Leões, o governador em exercício Felipe Camarão, acompanhado dos secretários estaduais Bira do Pindaré e Abigail Cunha, respectivamente, da Agricultura Familiar e da Mulher, recebeu lideranças dos povos indígenas maranhenses, nesta sexta-feira (14), para diálogo sobre as necessidades de cada comunidade.
A conferência contou com a participação de representantes dos povos de cidades como Grajaú, Barra do Corda, Arame, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú e Fernando Falcão.
“Por determinação do Governador Carlos Brandão, eu, no exercício da governança, recebi representantes dos povos indígenas de várias cidades. Nós debatemos temas relacionados à agricultura familiar, à saúde, à infraestrutura e, especialmente, à educação”, pontuou o governador em exercício, Felipe Camarão.
A reunião aconteceu em desdobramento do diálogo ocorrido entre o governador Carlos Brandão, ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara, e comitiva indigenista no último dia 6 de abril, que buscou firmar uma atuação colaborativa entre as prefeituras e os governos Estadual e Federal, visando a atualização, eficiência e a efetividade das políticas públicas aos indígenas.
“Após reunião com a ministra Sônia Guajajara, o governador determinou que toda a sua equipe, inclusive, a nós Seduc, fizéssemos um cronograma de reforma e revitalização de todas as escolas indígenas, que será discutido com os povos. Eu tenho certeza que, nos próximos dias, teremos muitas ações para o povo indígena no Maranhão”, completou o também secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré, destacou a grande preocupação das comunidades indígenas em relação ao saneamento, e se comprometeu a inserir as demandas dos indígenas no projeto que leva abastecimento de água às comunidades rurais. Bira também assegurou a ampliação do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).
“Aqui, nós assumimos o compromisso de receber as demandas e equacionar dentro do nosso programa que leva água às comunidades rurais, atendendo, assim, as comunidades indígenas. Além disso, iremos fortalecer o Procaf Indígena, que garante a compra governamental dos produtos da agricultura familiar produzido pelos povos indígenas”, assegurou o secretário da SAF.
Cacique Libiana, da Aldeia Mainumy, destaca a esperança de melhores condições aos povos indígenas maranhenses, em especial, a partir do reforço às ações de reforma e revitalização das escolas nas comunidades.
“Essa reunião foi muito proveitosa com o governador interino Felipe Camarão, ele recebeu as nossas demandas de aldeias de várias cidades do Maranhão. Nós acreditamos em um governo que vai fazer o bem para o povo indígena. Ele prometeu que tudo vai mudar a situação para melhor, já teve a liberação para a reforma de várias escolas. O povo indígena está muito feliz”, destacou a líder indígena.
CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM