O incêndio foi provocado por um curto circuito em um dos barracos. Em pouco tempo o fogo se alastrou porque todos os barracos são de madeira, erguidos sobre uma área de maré. A destruição foi total. As famílias não tiveram tempo de salvar absolutamente nada.
“Todo mundo aqui ficou somente com a roupa do corpo. Só deu tempo de pegar as crianças e fugir do fogo”, diz uma moradora que viu seu barraco ser consumido pelas chamas.
Um dos moradores afirmou à reportagem do blog que todos os moradores já havia sido cadastrados no programa ‘Minha Casa Minha Vida’, mas ainda não foram contemplados. No local dos casebres deve ser construída obra de saneamento, segundo moradores.
Sem ter para onde irem, as famílias prejudicadas fazem um apelo ao Estado e à Prefeitura de São Luís para que tenham apoio imediato. Elas reivindicam aluguem social até que o problema de moradia seja resolvido.
Essas famílias também apelam por doações da comunidade. Qualquer ajuda dever ser deixada no Centro Comunitário do bairro Fé em Deus, localizado na Rua Joaquim Serra. Elas pedem roupas, alimento, material escolar para crianças, além de móveis e eletrodomésticos usados.