• Notícia Geral
  • Login
  • globo.com
  • vídeo
  • gshow
  • globoesporte
  • G1
domingo, 15 junho 2025
  • Home
  • Notícia Geral
  • Política
  • Policial
  • Esporte
  • Login
  • São Luís/MA – Porto do Itaqui se destaca na capacidade de atendimento de navios com nova operação de transferência de carga
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Home Notícia Geral

São Luís/MA – Maranhenses e turistas têm segurança reforçada durante a alta temporada com Operação Férias Seguras da SSP

Fatos dos Municípios Por Fatos dos Municípios
04/07/2024
in Notícia Geral
0
São Luís/MA – Maranhenses e turistas têm segurança reforçada durante a alta temporada com Operação Férias Seguras da SSP

Operação acontecerá de forma integrada entre as polícias Militar e Civil, Centro Tático Aéreo, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial com atividades a serem executadas nos principais pontos turísticos do estado, em toda a Grande Ilha e região dos Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas

Está oficialmente aberta a alta temporada no Maranhão. Com ela, espera-se aumento significativo no fluxo de visitantes nos pontos turísticos do estado ao longo deste mês de julho. Para garantir a segurança de todos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) lançou nesta quarta-feira (3), em São Luís, a Operação Férias Seguras 2024, que será conduzida de forma integrada por todas as forças de segurança, com a participação de cerca de 600 policiais militares na linha de frente do trabalho preventivo e ostensivo.

O lançamento da operação na capital maranhense aconteceu na Praça das Mercês, no Centro Histórico, região que já conta com policiamento ordinário intensificado e receberá este reforço até o fim do mês. As regiões de praia também terão atuação especial das forças de segurança, cobrindo uma extensão costeira de cerca de 30 km, que inclui as praias da Guia, Ponta do Bonfim e Ponta d’Areia, em São Luís, estendendo-se ao longo de toda a Avenida Litorânea até as praias dos municípios de Raposa e São José de Ribamar.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, esteve presente durante o lançamento, em que foi apresentado parte do aparato que será utilizado durante as atividades. “Essa operação tem como objetivo proporcionar maior segurança tanto para os maranhenses quanto para os turistas, que avaliaram positivamente a segurança pública do Maranhão no ano passado. Ela será executada seguindo uma determinação do governador Carlos Brandão e continuará em vigor até o final de julho, abrangendo todos os principais pontos turísticos da região com maior fluxo de visitantes”, garantiu.

Também estiveram presentes o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando; o delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto; o comandante do Centro Tático Aéreo (CTA), coronel Magno Lima; o diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), coronel Wallace Amorim; o perito criminal Miguel Alves, representando a Perícia Oficial, entre outras autoridades.

Além da Grande Ilha, com suas belas praias, o Centro Histórico de São Luís e outros tantos atrativos, cartões-postais como a região dos Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas também terão segurança reforçada neste período. Para marcar o início do reforço nesses locais, haverá apresentação das forças de segurança na quinta-feira (4), às 17h, em Barreirinhas.

O policiamento nas regiões mapeadas acontecerá, em grande parte, por meio de uma estratégia bastante comum e eficaz, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando. “A operação começa hoje e vai até o dia 31 de julho. Até lá, estaremos presentes principalmente com foco no policiamento a pé, que é para potencializar a presença da polícia militar em cada um dos pontos turísticos, garantindo uma atuação próxima, rápida e eficaz, visando a segurança de todos”.

Além do policiamento a pé, os policiais também atuarão em viaturas (motocicletas e carros). Equipes das forças especiais também estarão atuando no período, no bojo dessa operação. As aeronaves do CTA também darão suporte ao policiamento e, sobretudo, às operações de resgate que eventualmente sejam demandas. Inclusive, operadores aerotáticos participaram, esta semana, de treinamento intensivo para aprimorar técnicas de salvamento em água com o uso do puçá – espécie de rede presa ao helicóptero para que vítimas possam ser içadas.

Mais segurança durante as férias

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão também reforçará suas atividades de prevenção. Agentes do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), por exemplo, executarão atividades de conscientização nas faixas de praia alertando sobre áreas de risco, quais cuidados os banhistas devem tomar ao entrar no mar, entra outras dicas, para evitar acidentes. Festas que venham a acontecer também terão a visão especial dos bombeiros para que tudo transcorra sem intercorrências.

“Iremos trabalhar com a prevenção. Prevenção para evitar acidentes, evitar afogamentos. Teremos efetivo nas praias, principalmente. Praias aqui da Grande Ilha de São Luís, mas também na região dos Lençóis Maranhenses. São pontos bastante visitados por turistas que vêm de outros estados e até por maranhenses que vêm de outros municípios do interior. Atuaremos de forma integrada com ambulâncias, com o serviço de atendimento pré-hospitalar, também com as ações de fiscalização naqueles locais de reuniões de público, para que possamos evitar que acidentes ocorram”, frisou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto.

A Polícia Civil do Maranhão, por outro lado, intensificará a atuação em seus plantões policiais, tanto na Grande Ilha quanto no interior do estado, para garantir pleno atendimento em caso de ocorrências. Em paralelo, seguem as operações repressivas de combate à criminalidade, inclusive as que já estão em curso, conforme pontuou o delegado-geral, Jair Paiva.

“Nós vamos reforçar os plantões não só na Grande Ilha como também nas cidades do interior onde há pontos turísticos alto. Nós vamos trabalhar também na repressão, intensificando as operações para que possamos tirar de circulação elementos nocivos, apreensões de drogas e armas. Vamos trabalhar também na prevenção, a questão socioeducativa, através da coordenadoria das delegacias da mulher, bem como da DPCA, visando conscientizar para o combate à violência doméstica contra a mulher, criança e ao adolescente”, frisou.

A Perícia Oficial, que contempla serviços como o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (Icrim) também reforçará o seu efetivo para atuar durante o período, assim como Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que atende a toda a demanda de emergência (por meio do 190 e 193) de São Luís e Região Metropolitana, de modo que quem precisar dos serviços poderá acessá-los de forma fácil e rápida.

https://eudesfelix.com.br/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Video-2024-01-11-at-21.26.10-2.mp4

CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM

CONTATO: (98) 981770832
SIGA NOSSA PÁGINA @fatos_dos_municipios_

POSTAGENS RELACIONADAS

Lançamento de obra sobre Direito Humano à Segurança reúne expoentes da cultura jurídica no Centro Cultural SVT
Notícia Geral

Lançamento de obra sobre Direito Humano à Segurança reúne expoentes da cultura jurídica no Centro Cultural SVT

14/06/2025
IRACEMA VALE, OUSADA E COM VOTO: A FÓRMULA QUE MAIS ASSUSTA OS ADVERSÁRIOS.
Notícia Geral

IRACEMA VALE, OUSADA E COM VOTO: A FÓRMULA QUE MAIS ASSUSTA OS ADVERSÁRIOS.

13/06/2025
Infanto Masculino Campeao
Notícia Geral

Instituto Bom Pastor conquista títulos no esporte e reafirma legado de mais de três décadas sob a inspiração do professor Louzeiro

12/06/2025
Vereadora Fátima Araújo fortalece ações sociais ao apoiar convênio entre o Instituto ISA e a Faculdade FEMAF
Notícia Geral

Vereadora Fátima Araújo fortalece ações sociais ao apoiar convênio entre o Instituto ISA e a Faculdade FEMAF

12/06/2025
Tenente que matou capitão em quartel da PMMA revela em depoimento o motivo. Veja
Notícia Geral

Tenente que matou capitão em quartel da PMMA revela em depoimento o motivo. Veja

31/05/2025
Orleans Brandão lidera entregas do Governo do Maranhão em Loreto
Notícia Geral

Orleans Brandão lidera entregas do Governo do Maranhão em Loreto

30/05/2025
Next Post
São Luís/MA – Polícia Civil do Maranhão realiza operação na Baixada e prende cinco suspeitos de integrarem facção criminosa

São Luís/MA - Polícia Civil do Maranhão realiza operação na Baixada e prende cinco suspeitos de integrarem facção criminosa

Arquivos

  • Trending
  • Comments
  • Latest
SAO LUÍS/MA – Empresária Tereza Travassos recorre ao suicídio se jogando do 10 andar do seu prédio na Ponta D’areia

SAO LUÍS/MA – Empresária Tereza Travassos recorre ao suicídio se jogando do 10 andar do seu prédio na Ponta D’areia

02/02/2023
BURITI/MA – ÔNIBUS COM TRABALHADORES DO CHAMADO “PENDÃO DE MILHO”, COM DESTINO À GOIÁS TOMBA NA BR-135

BURITI/MA – ÔNIBUS COM TRABALHADORES DO CHAMADO “PENDÃO DE MILHO”, COM DESTINO À GOIÁS TOMBA NA BR-135

21/02/2021
Quem é Juliana Bonde? Artista de música polêmica sobre “periquita”. Vejam as fotos da cantora

Quem é Juliana Bonde? Artista de música polêmica sobre “periquita”. Vejam as fotos da cantora

05/02/2022
O Governo do Maranhão vive um dilema em torno do nome do futuro Secretário de Segurança Pública

O Governo do Maranhão vive um dilema em torno do nome do futuro Secretário de Segurança Pública

08/03/2023

Advogado é preso por estelionato após tentar fazer concurso da PM para o sobrinho.

0

COROATÁ

0

Políticos reagem ao fechamento das 13 agências do Banco do Brasil.

0

CAJAPIÓ

0
Lançamento de obra sobre Direito Humano à Segurança reúne expoentes da cultura jurídica no Centro Cultural SVT

Lançamento de obra sobre Direito Humano à Segurança reúne expoentes da cultura jurídica no Centro Cultural SVT

14/06/2025
Secretaria maranhense à espera de repatriação em Israel; Braide diz que já foram iniciadas tratativas com o Itamaraty

Secretaria maranhense à espera de repatriação em Israel; Braide diz que já foram iniciadas tratativas com o Itamaraty

13/06/2025
IRACEMA VALE, OUSADA E COM VOTO: A FÓRMULA QUE MAIS ASSUSTA OS ADVERSÁRIOS.

IRACEMA VALE, OUSADA E COM VOTO: A FÓRMULA QUE MAIS ASSUSTA OS ADVERSÁRIOS.

13/06/2025
Infanto Masculino Campeao

Instituto Bom Pastor conquista títulos no esporte e reafirma legado de mais de três décadas sob a inspiração do professor Louzeiro

12/06/2025

REDE SOCIAL

  • Notícia Geral
  • Login
  • globo.com
  • vídeo
  • gshow
  • globoesporte
  • G1

© 2025 Eudes Félix - Fatos dos Municípios -Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícia Geral
  • Política
  • Policial
  • Esporte
  • Login
  • São Luís/MA – Porto do Itaqui se destaca na capacidade de atendimento de navios com nova operação de transferência de carga

© 2025 Eudes Félix - Fatos dos Municípios -Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

SiteLock