Na última quinta-feira, 4, a 7ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio cultural realizou inspeção no Museu Histórico e Artístico do Maranhão – MHAM (Rua do Sol – Centro) e no Centro de Artes Cênicas do Maranhão – Cacem (Rua de Santo Antônio – Centro).
O objetivo foi verificar o estado de conservação dos imóveis de propriedade do Estado e do Município, inseridos no perímetro definido pelo Decreto Estadual nº 10.089/1986, que trata de imóveis tombados pelo patrimônio estadual.
Conforme informação do promotor de justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, que coordenou as inspeções, o estado de conservação dos prédios foi considerado satisfatório, mas ambos necessitam de restaurações e manutenções pontuais.
Também participaram das vistorias o superintendente do Departamento Histórico, Artístico e Paisagístico (DPHAP), Luís Eduardo Paim Longhi, e servidores de ambas as instituições.
O primeiro prédio visitado foi o MHAM. No local, foram verificadas infiltrações em paredes do primeiro piso e nos forros do escritório e da sala de visitas do segundo andar.
No casarão do Cacem, foram verificadas fiações elétricas e dutos de ar condicionado, localizado nos corredores, expostos. Foram encontradas algumas avarias em janelas, pisos e escadas, sendo necessários reparos para melhorar o estado de conservação.
Nos dois prédios, foi atestada a existência de extintores contra incêndios e foi verificado o prazo de validade dos equipamentos.