O Orçamento Participativo (OP) 2024 segue ouvindo a população maranhense sobre quais ações de Governo devem ser priorizadas para execução em 2025. O OP é uma política pública realizada pelo Governo do Maranhão, com a coordenação das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Planejamento e Orçamento (Seplan).
Nesta semana, oito municípios sediaram as audiências públicas do OP representando oito regiões de planejamento: Porto Franco (Chapada das Mesas), São João dos Patos (Sertão Maranhense), Balsas (Gerais de Balsas), Carutapera (Gurupi), Açailândia (Carajás), Colinas (Alpercatas), São Raimundo das Mangabeiras (Baixo Balsas) e Maracaçumé (Baixo Turi), somando mais de 1.400 participantes.
“Essa é a terceira semana que estamos levando o OP para os municípios e tem sido muito revigorante conversar com a população, ouvir seus anseios, compreender as diversas realidades que o povo vive. Tudo isso nos dá subsídios para desenvolver nosso planejamento e propor estratégias de efetivação de políticas para melhoria da vida das pessoas”, afirmou Lília Raquel de Negreiros, secretária de Estado da Sedihpop.
Para o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, o OP é uma ferramenta que torna o planejamento mais assertivo e que proporciona resultados e entregas concretas à população.
“O governador Carlos Brandão tem ampliado a participação popular em seu governo justamente para que nós possamos priorizar as principais demandas de cada região no orçamento estadual. Mais de 300 ações entregues pelo Governo do Estado são oriundas de demandas do OP, então isso demonstra o compromisso da gestão com a população”, disse Vinícius.
Em cada audiência, os participantes podem optar pela priorização de quatro propostas de ações, obras, serviços e políticas públicas do Plano Plurianual 2024-2027, para ir à votação on-line. Após a participação presencial, a população de todos os municípios que compõem as regiões onde já aconteceram as audiências do OP 2024 poderá participar da etapa on-line para escolher uma dessas quatro propostas a ser integrada à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 e, portanto, ser implementada pelo Governo do Maranhão.
A votação pode ser realizada via whatsapp no número (98) 9100-6166 e seguir o passo a passo indicado pela Juçara, atendente virtual do Governo do Maranhão. A votação também pode ser realizada na Plataforma Participa MA, no link op.participa.ma.gov.br.
Na próxima semana a rota do Orçamento Participativo será pelos municípios de Barra do Corda, Lago da Pedra, Zé Doca, Timon, Presidente Dutra, Bacabal, Santa Inês e Caxias. O calendário completo do OP 2024 está disponível no perfil @direitoshumanosma no Instagram e no site sedihpop.ma.gov.br. Mobilize sua comunidade e participe!
Veja o calendário da próxima semana:
25/7
Região dos Guajajara – Barra do Corda
Região dos Imigrantes – Lago da Pedra
Região do Alto Turi – Zé Doca
Região do Médio Parnaíba – Timon
27/6
Região da Pré-Amazônia – Presidente Dutra
Região do Mearim – Bacabal
Região do Pindaré – Santa Inês
Região dos Timbira – Caxias
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM