Com o slogan “Vacinar o gado é compromisso de todos”, o Maranhão vai dar início à primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em todo o estado. De 1º de maio a 30 de junho, bovinos e bubalinos, de todas as idades, devem ser imunizados. No Maranhão, a perspectiva é de imunizar mais de 9 milhões de bovinos e bubalinos.
Esse prazo bem estendido para vacinar tem por objetivo evitar aglomerações nas casas de revendas agropecuárias e nos escritórios da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) do Maranhão para regularização sanitária do rebanho junto ao programa de febre aftosa.
É compromisso de todos continuar vacinando o gado para que o Maranhão avance no status sanitário para zona livre de aftosa sem vacinação. A AGED informa que os produtores devem seguir todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19, como fazer uso de máscara, higienizar bem as mãos, manter distanciamento entre as pessoas tanto quando for às revendas veterinárias adquirir a vacina, quanto na propriedade durante a vacinação dos animais, respeitando também as boas práticas de manejo para preservar a eficácia da vacina.
Após a imunização dos animais, o produtor deve fazer a comprovação da vacinação no escritório da AGED onde tem sua propriedade cadastrada, podendo fazer o agendamento, ou se preferir, pode fazer de modo virtual, bastando conferir os e-mails e contatos dos escritórios da Agência que estão disponíveis no site www.aged.ma.gov.br/atendimento/. A comprovação pode ser feita até o dia 31 de julho.
Diante do cenário de pandemia, a AGED está atenta aos protocolos emitidos pelas autoridades de saúde no combate ao coronavírus e recomenda aos criadores para que não deixem para vacinar e comprovar na última hora. Esse prazo bem estendido tem como objetivo evitar aglomerações nos escritórios da Agência, de forma a proporcionar comodidade e segurança ao produtor rural maranhense.