Com cortejo conduzido pelo maestro Chico Newman, funcionários, pacientes e acompanhantes do Hospital de Oncologia do Maranhão celebraram, nesta terça-feira (4), a chegada do período junino. A movimentação percorreu os corredores da unidade, levando a alegria de toadas do bumba meu boi e proporcionando bem-estar físico e mental por meio da interação com a cultura local.
“O principal motivo de realizarmos eventos como esses, além de mostrar a bela cultura do Maranhão, é levar ao nosso usuário um pouco da alegria do momento, tirando-o, ainda que por um breve instante, de sentimentos como aflição e ansiedade”, destacou o diretor geral da unidade, Sérgio Catardo.
A prévia junina no Hospital dá início à programação organizada e que deverá acontecer todas as sextas-feiras do mês de junho, às 15h, na praça de vivência do centro da unidade. Entre as apresentações já confirmadas, estão Boi da Maioba, Boi de Morros, Quadrilha Junina, Tambor de Crioula e Cacuriá.
Paralelo a festança junina, também serão disponibilizadas barraquinhas com comidas e bebidas típicas, tudo pensado para ser degustado sem receio pelos pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital.
Acompanhando a mãe, dona Maria José dos Santos, de 75 anos, que está fazendo tratamento para câncer de colo no útero, Keila Regina dos Santos, de 44 anos, se emocionou com a chegada do boizinho. “Para mim foi perfeito. É algo maravilhoso, primeiramente para eles, os pacientes, que aqui estão recebendo atendimento, mas também para nós que estamos acompanhando, porque podemos nos alegrar juntos e participar deste momento de distração. A cultura maranhense é a melhor coisa do mundo”, compartilhou Keila.
Quem também não se conteve com a chegada do cortejo foi Lurdilena Gonçalves, de 45 anos, natural do município de Bequimão, da comunidade quilombola Quindiuá. Em fase final da quimioterapia, ela celebrou o ciclo de tratamento dançando e sorrindo. “Quero trazer alegria para cada um dos meus companheiros que estão aqui e também agradecer a Deus, porque Ele me deu força, me deu coragem para eu lutar. Para mim é um incentivo muito grande trazer uma celebração dessa aqui para que as pessoas possam olhar e celebrar”, disse.
Segundo o coordenador administrativo do hospital, Cláudio Garcês, o objetivo é valorizar a cultura e propiciar interação com o paciente. “Isso oportuniza ao nosso paciente que ele receba cuidado também em sua saúde mental. Ao trazer para dentro do hospital uma das principais manifestações culturais do nosso estado, resgatamos nas pessoas o apego afetivo que elas têm com essas representações, proporcionando bem-estar físico e mental a elas”.
O Hospital de Oncologia do Maranhão, localizado no bairro Madre Deus, em São Luís, é referência estadual em tratamento ao câncer. O equipamento é administrado pela SES em parceria com a Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (Abeas).
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM