Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) realiza nesta terça-feira (26) o 1º Seminário Estadual de Atualização do Pan Brasil para debater e atualizar o Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. O evento acontece em São Luís, na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), até quarta-feira (27).
No primeiro dia de programação será apresentado panorama geral da desertificação no Brasil e no Estado, além de experiências exitosas de combate à desertificação. E na quarta-feira (27) os participantes se reúnem para definir metas, indicadores e outros trabalhos em grupo e plenária.
O encontro acontece na sequência do seminário nacional, realizado em janeiro pelo Ministério do Meio Ambiente, de onde saiu a decisão de promover uma série de seminários nos Estados afetados pelos efeitos das mudanças climáticas, desmatamentos e outros prejuízos ambientais.
A ideia dos seminários estaduais é mobilizar as cidades para implementar a política nacional de combate à desertificação, refletir sobre os avanços conquistados, traçar estratégias e ações para reduzir os problemas ambientais de áreas sujeitas a processos de desertificação.
A desertificação é uma degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas. No Brasil as áreas suscetíveis à desertificação envolvem os 9 Estados do Nordeste, e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo nas áreas semiáridas, subúmidas secas e em áreas do entorno.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM
CONTATO: (98) 981770832