Em menos de duas semanas, mais de 80 pessoas participaram das três edições dos City Tours oferecidos pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), neste mês de dezembro. O público abrange de estudantes de cidades vizinhas a participantes de eventos nacionais sediados em São Luís. Jornalistas de veículos nacionais também têm se surpreendido com os cenários e atrativos do Centro Histórico de São Luís.
No último sábado (9), o grupo de jornalistas percorreu Rua da Alfândega, Mercado das Tulhas, Rua Portugal, Praça Nauro Machado, Museu do Reggae, Museu da Gastronomia, Palácio dos Leões, Igreja da Sé, Mirante de São Luís e Rua do Giz, eleita a sexta mais bonita do país pela revista Casa Vogue.
Gabriel Justo, da Folha de S. Paulo, achou interessante ver o movimento de preservação e restauração de uma área tão bela e antiga da cidade. “Eu quero voltar com mais tempo. É muito lindo. Apesar de ser herança de uma colonização portuguesa, com todos os contras da época, agora é nosso. Temos que valorizar”, declarou.
“É muito legal conhecer esses espaços bem preservados dos séculos 19 e 20, a história do Brasil, a influência da cultura europeia por aqui, perceber e resgatar o contraste entre cidade moderna e antiga”, relatou Júlio César Ferreira, do Portal IG, ao se dar conta de que há muito potencial turístico a ser explorado fora do eixo Sul/Sudeste, especialmente, no Maranhão.
Amanda Ferreira, da Revista Crescer, afirma que ganhou uma nova perspectiva. Sobre a metodologia de passeios guiados para visitantes de diversas faixas etárias, ela diz: “Quando você apela para o visual, as crianças, por exemplo, que estão vendo tudo isso, aprendem melhor. Vai além do estudar somente em livros.”
No City Tour anterior, na sexta-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição, cerca de 20 participantes do 1º Encontro Nacional de Escolas de Governo Estaduais tiveram a oportunidade de vivenciar momentos memoráveis em pontos turísticos de São Luís.
O trajeto começou pela Rua Portugal, seguindo para a Praça Nauro Machado, Mercado das Tulhas, Museu do Reggae, Museu de Gastronomia, Praça dos Poetas, Palácio dos Leões e Forte de Santo Antônio, na península da Ponta da Areia, com a vista de um incrível pôr do sol.
No último dia 2, estudantes prestes a concluírem as atividades do ano letivo de 2023 tiveram uma aula ao ar livre. Ao todo, 57 alunos, entre 14 e 16 anos, do Centro de Ensino Monsenhor Bacellar, da cidade de Morros, vieram para a capital acompanhados de professores.
A Setur-MA encarregou-se de recepcioná-los e conduzi-los por lugares que contam a história do estado. Pela manhã, eles conheceram a Casa do Maranhão, o Tambor de Crioula e o Museu do Reggae e, à tarde, eles visitaram o Museu de Arqueologia e o Museu de Arte Sacra.
“O momento maravilhoso, com certeza, contribuiu muito para a formação desses alunos. O intuito do City Tour foi fazer com que eles se reconheçam na cultura do estado em que eles vivem, tenham interesse em preservar o nosso patrimônio e repassem o que aprenderam adiante”, destacou Letícia Rodrigues, guia de turismo.
De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo, a Setur-MA busca manter a proximidade com instituições de ensino, prefeituras e população maranhense. “Os guias de turismo da Setur-MA são profissionais qualificados para direcionar os nossos visitantes pela cidade, fazem as ‘honras da casa’. Podemos dizer que, a cada passo, eles são os personagens fundamentais que, com orgulho, narram um pouco da nossa história”, afirmou a secretária Socorro Araújo.
O City Tour é elaborado conforme o interesse de quem vai participar e agendamento prévio. Os grupos contam sempre com a presença de um guia de turismo preparado para fornecer informações úteis sobre cada um dos pontos visitados, capturando a atenção não só para a questão histórica do acervo arquitetônico da capital considerada patrimônio mundial pela Unesco, mas incluindo aspectos como lendas, crenças, costumes locais e experiências sensoriais para proporcionar, de fato, a imersão cultural.
De acordo com Marília Ribeiro, coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), “o City Tour oferece uma visão mais profunda de São Luís e possibilita colecionar memórias afetivas da cidade pelo olhar, pelo caminhar, pela conversa uns com os outros e pelos sons. É uma forma de compartilhar com quem chega tudo o que contribui para formação da identidade do nosso povo, além de render belas fotos”, destacou.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAMCONTATO: (98) 98177083