Dando prosseguimento ao calendário eleitoral referente às eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) realizou na tarde dessa quinta-feira, dia 17, a diplomação dos candidatos eleitos durante o pleito deste ano em São Luís. Foram diplomados o prefeito e a vice-prefeita que estarão à frente do executivo municipal a partir de 2021, bem como os 31 vereadores que estarão na Câmara Municipal no próximo ano.
A diplomação é um ato formal que encerra o processo eleitoral. Com o diploma, os eleitos têm a legitimidade para tomar posse no cargo para o qual concorreram. Em virtude do atual momento, e como medida preventiva de proliferação da COVID-19, o TRE-MA regulamentou a forma de realização da sessão pública de diplomação no âmbito do estado.
Solenidade – A cerimônia de diplomação aconteceu no auditório Madalena Serejo do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau). O evento foi realizado presencialmente apenas para o prefeito, a vice-prefeita e os 31 vereadores titulares eleitos. Já a emissão do diploma e validação eletrônica do documento para os candidatos suplentes poderá ser feita pela internet, via site do TRE-MA.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo juiz José Brígido da Silva Lages, presidente da Junta Totalizadora das Eleições 2020. Em seguida, o magistrado, juntamente com o presidente do TRE-MA, desembargador Tyrone Silva, realizaram a entrega dos diplomas aos eleitos.
O primeiro a receber o diploma foi o presidente da Câmara Municipal e vereador reeleito Osmar Filho (PDT). Em seguida foi a vez dos outros parlamentares e, por fim, foram diplomados a vice-prefeita, Professora Esmênia (PSD), e o prefeito eleito Eduardo Braide (Podemos).
Em sua fala, o vereador Osmar Filho (PDT), representando os parlamentares eleitos, destacou que o momento simboliza a festa da democracia, pontuando que a Casa está imbuída no compromisso de prestar o melhor serviço para os ludovicenses.
“Nós vereadores nos sentimos felizes e honrados com a confiança dos eleitores da nossa querida São Luís. Temos uma grande responsabilidade com o desenvolvimento da nossa cidade e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Quem venceu foi o povo de São Luís e é por esse povo que precisamos agir e atuar com grandeza e responsabilidade”, disse.
O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), pontuou que pretende desenvolver o seu trabalho em parceria com a Câmara Municipal.
“Eu tenho certeza que terei o melhor relacionamento possível com a Câmara Municipal de São Luís. Fiz uma visita a ela e, quando saí, o sentimento foi de parceria entre a Prefeitura e Câmara Municipal para que juntos possamos melhorar a qualidade de vida da nossa cidade”, afirmou.
Ainda em sua fala, Braide destacou que já está sendo elaborado o plano municipal de imunização contra a Covid-19 e que, assim que a vacina estiver disponível, a gestão municipal já estará pronta para disponibilizá-la à população da cidade.
Além dos candidatos diplomados, estavam presentes o presidente do TRE-MA, desembargador Tyrone Silva; o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB); o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, representando o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA); além de outras autoridades.
Lista de diplomados
Prefeito
Eduardo Braide (PODEMOS)
Vice-prefeita
Professora Esmênia (PSD)
Vereadores
- Osmar Filho (PDT)
- Marquinhos (DEM)
- Raimundo Penha (PDT)
- Rosana da Saúde (Republicanos)
- Nato Júnior (PDT)
- Paulo Victor (PCdoB)
- Astro de Ogum (PCdoB)
- Beto Castro (Avante)
- Edson Gaguinho (DEM)
- Fátima Araújo (PCdoB)
- Concita Pinto (PCdoB)
- Chico Carvalho (PSL)
- Octávio Soeiro (PODEMOS)
- Thyago Freitas (DC)
- Aldir Júnior (PL)
- Umbelino Júnior (PRTB)
- Marcial Lima (PODEMOS)
- Antônio Garcez (PTC)
- Domingos Paz (PODEMOS)
- Andrey Monteiro (Republicanos)
- Dr Gutemberg (PSC)
- Chaguinhas (PODEMOS)
- Ribeiro Neto (PMN)
- Silvana Noely (PTB)
- Daniel Oliveira (PL)
- Álvaro Pires (PMN)
- Marcos Castro (PMN)
- Karla Sarney (PSD)
- Batista Matos (Patriota)
- Coletivo Nos (PT)
- Marlon Botão (PSB)