O secretário de segurança pública Maurício Martins, recebeu no segunda (4), nossa equipe do Blog Shewton Serra juntamente com o blog Fatos Verdadeiros e o Jornal Fatos dos Municípios em seu gabinete da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão), onde passou todos os dados e estratégias para aplicação da segurança em nossos arraiais da grande ilha e também no interior do estado, abordamos também outros assuntos pertinentes a segurança pública dos maranhenses.
O Doutor Maurício Martins, delegado de carreira da Polícia Civil do Maranhão, tomou posse como novo Secretário de Segurança Pública do Estado, no dia 4 de Abril, com a presença do governador Brandão e outras figuras políticas da segurança pública.
Em substituição ao coronel da Polícia Militar Sílvio Leite, estava no cargo de subsecretário de segurança pública do Estado, antes, contudo, o delegado já ocupou o cargo de Corregedor Adjunto, exerceu também relevantes serviços no Plantão da Delegacia de Polícia Civil do Maiobão, e como titular da pasta da segurança pública, vem desenvolvendo um notável serviço, sendo considerado um dos excelentes nomes do quadro de carreira da Segurança Pública do Maranhão.
Começamos a entrevistas com algumas perguntas, confira abaixo;
FM – Quais as ações preventivas e/ou corretivas das forças policias no São João do Maranhão?
Dr. Maurício Martins “Foi feito um planejamento estratégico de atuação da segurança pública para atuar no São João do Maranhão, que é o maior São João do Brasil. Essa programação foi feita tanto para São Luís como para o interior do estado, tendo em vista que os maranhenses precisam e o nosso governador determinou que fosse feito esse planejamento com atuação forte da polícia, visando garantir a segurança e também pela quantidade inúmera de turistas que a gente tem recebido e ainda vai receber, aliado a isso, a questão da segurança é importante porque além da cultura, tem a questão do programa mais renda. Muita gente trabalhando, ganhando seu dinheiro, nessas festas de São João, então com tudo isso o governador determinou que fosse feito um trabalho forte na segurança pública para garantir um São João seguro. No interior fizemos esse mesmo trabalho tanto a polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiros, trabalhando conjuntamente para garantir um São João tranquilo e de paz por todo interior do estado.
Aqui em São Luís, nos reforçamos com cerca de 650 homens, entre eles: Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, para reforçar o policiamento do dia a dia, já transcorreram 30 dias sem nenhuma ocorrência grave relacionado as festas de São João.
Em todo estado, 1.129 pessoas foram presas em flagrante neste período. Desse total, 174 prisões ocorreram na Grande Ilha e 955 em outros municípios. O sistema de Segurança Pública do Maranhão também contabilizou a apreensão de 116,2kg de drogas, recuperou 59 veículos roubados e realizou a apreensão de 250 armas de fogo.
Esse é o resultado parcial do trabalho policial ocorrido no mês 6, sem qualquer intercorrência grave ligado as festas juninas. Já se passaram esses 30 dias e agora a gente tá continuando para os próximos 30 dias de acordo com a programação do governo. O policiamento vai continuar forte, preventivo e repreensivo. As forças policias da segurança pública, todas elas militares, civis, os bombeiros até mesmo o CTA e especialmente o serviço de inteligência, para manter a ordem e proporcionar aos brincantes, turistas e trabalhadores uma programação de São João tranquila, onde todos possam brincar e trabalhar sem preocupação com qualquer tipo de crime”.
FM – Temos aproximadamente 7 milhões de habitantes, onde gera uma média de 650 policias para cada pessoa, existe alguma previsão para aumentar esse efetivo policial?
Dr. Maurício Martins “Formamos uma turma de 250 policiais militares, que vão ser relocados até o fim do mês nos diversos batalhões da PM, o governador recentemente chamou 12 Delegados, 12 Escrivães e 9 Investigadores de polícia. Também proporcionou a PM, o pagamento JOE (Jornada Operacional Extra), é uma forma da gente chamar nossos policiais civis para trabalhar, pagando a eles um certo valor financeiro. Essa JOE, já existia a muito tempo para PM e Bombeiros e agora a Policia Civil foi contemplada. O Governador Carlos Brandão, é um governo que se preocupa com a segurança pública, é um governo que se preocupa em proporcionar aos policiais uma forma de trabalho segura, visando unicamente o bem do cidadão maranhense, ele investe em qualificação, equipamentos e também pessoal, porque a única finalidade do governador Carlos Brandão, é a segurança pública”.
FM – Já foi dado inicio ao sistema de monitoramento em todos os municípios?
Dr. Maurício Martins “A FAMEM – Federação dos Municípios do Estado do Maranhão e o Governo do Maranhão, estão em tratativas com essa finalidade, de incentivar os prefeitos a instalar câmeras de vídeo monitoramento, afim de facilitar o trabalho da polícia, evitando a prática de crimes em todos os municípios”.
FM – Existe algum projeto para combater as facções criminosas em nosso estado?
Dr. Maurício Martins “O problema das facções, não é um problema único aqui do Maranhão, é um problema nacional decorrente ao narcotráfico. Recentemente participei de dois encontros de secretários de segurança de todo o Brasil e a principal discursão ´-e o aumento das facções criminosas e o tráfico de entorpecentes. É um problema que a gente tem que enfrentar com muito trabalho, o sistema de segurança pública não vai recuar, mas enfatizo que não é um problema único do Maranhão e suas cidades, é um problema nacional decorrente do narcotráfico. O narcotráfico tem dinheiro e é poderoso, mas não vamos recuar para criminosos, vamos atuar fortemente com vistas a combater todo tipo de crime que ocorra aqui no Maranhão”.
FM – Quanto aos delegados de carreira, tem previsão de colocar mais delegados nos interiores?
Dr. Maurício Martins “O Governador Carlos Brandão, chamou 12 delegados, fora isso estamos fazendo um estudo e uma análise das necessidades para apresentarmos ao governador e ele vai decidir, quero enfatizar que não é uma proposta, é um estudo de necessidade das secretaria que está se preparando para o futuro, com vistas de manter o sistema de segurança pública sempre atualizado em relação ao quantitativo de pessoal”.
FM – Sobre as estruturas das delegacias, tens analisado reformas?
Dr. Maurício Martins “O Governador Carlos Brandão, determinou e está em andamento a reforma de 50 delegacias, tanto no interior do estado, como na capital. Paralelo a isso, já vamos fazer outro levantamento de outras que necessitam de reformas e apresentar ao governador”.
Confira alguns registros da segurança em nossos arraiais:
Registro a presença do Comandante Geral da Policia Militar, Cel. Paulo Fernandes, que tens desempenhado um trabalho árduo e colaborativo a redução da criminalidade em nosso estado. O Comandante, também falou com a gente: “Temos trabalhado de forma incansável e utilizando todos nossos recursos para combater a criminalidade, também realizando patrulhamento ostensivo em todos os arraiaIs do estado, o governador Carlos Brandão e o secretário Mauricio, tem nos dado todo suporte para chegarmos a este resultado da redução da criminalidade, não só nos arraiais, mas também em todo nosso dia a dia, garantido a segurança dos maranhenses”. Disse Cel. Paulo Fernandes.
Junto as forças policiais, destacamos a atuação incansável da Casa da Mulher Brasileira representada pela amiga Susan Lucena, que tem feito um trabalho educativo e de conscientização aos brincantes. Também registro a presença da Delegada de Polícia Wanda Moura, que tens desempenhado um papel fundamental no combate a violência contra mulher. Parabéns meninas, o trabalho de vocês é fundamental para nossas mulheres.
Agradeço a oportunidade de ouvir o secretário e amigo Maurício Martins e parabenizo pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo a frente da Secretaria de Segurança Pública, os números são a base da comemoração dos maranhenses, afim de uma sociedade mais ordenada, justa e segura.