TCE chega esta semana em São J. Batista, Cajapió e São Vicente para verificar índice de efetividade da gestão

O Tribunal de Contas do Estado continuará esta semana com o cronograma de visitas aos municípios do estado para validação do Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal (IEGM), ferramenta de verificação das políticas públicas que entra em seu segundo ano de funcionamento.

Prefeitos receberão visitas de técnicos do TCE

Das cidades que o blog acompanha, o TCE já visitou as cidades de Matinha e Olinda Nova do Maranhão, onde as prefeituras são comandadas pelos prefeitos Costinha e Linielda de Eldo, ambos filiados ao PC do B. Linielda assumiu em janeiro e Costinha já está em seu segundo mandato. Agora é a vez de São João Batista, Cajapió e São Vicente Ferrer.

Nas três cidades, o TCE fará a avaliação entre os dias 26 e 27 deste mês. No dia 26, às 9 horas, técnicos visitarão Cajapió e no dia 27, os outros dois municípios, São João Batista e São Vicente Ferrer. Com um total de 13 equipes trabalhando simultaneamente em várias regiões do estado, este será o maior esforço de interiorização já realizado pelo TCE maranhense. Na primeira semana, estarão em campo seis equipes formadas por uma dupla de auditores cada.

A validação é um procedimento que permite aos auditores do Tribunal checar as informações prestadas pelos gestores nas áreas abrangidas pelos questionários: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. “É um processo simples e rápido, mas da maior importância para o município, visto que os relatórios do IEGM são itens obrigatórios das prestações de contas”, destaca o auditor do TCE.

Fatos dos Municípios

Voltar ao topo