O tenista João Fonseca, de 18 anos, venceu o argentino Francisco Cerundolo (28º no ranking) por 2 sets a 0, neste domingo (16), em jogo válido pela final do ATP de Buenos Aires. O brasileiro conseguiu a vitória com parciais de 6/4 e 7/6, e foi campeão do torneio organizado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
O carioca tinha virado o número 1 do ranking entre os tenistas brasileiros. Após a vitória na capital argentina, Fonseca virou o 68º do ranking geral, um salto de 580 posições desde 12 de fevereiro de 2024. Com o resultado, o Brasil voltou a ter um título no individual masculino no tênis. Foi a primeira conquista brasileira desde 2020, quando Thiago Wild venceu o ATP de Santiago, no Chile. O primeiro campeão do torneio argentino foi Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001.
Neste sábado (15), João Fonseca se classificou pela primeira vez na carreira a uma final no circuito profissional de tênis. O tenista, que disputou a semifinal do ATP 250 de Buenos Aires, travou uma batalha de duas horas e meia na quadra de saibro até derrotar o sérvio Laslo Djere (112º) por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (3), 5/7 e 6/1.
Na sexta-feira (14), Fonseca já se tornara o brasileiro mais jovem a avançar a uma semifinal do circuito profissional. Após a classificação para a decisão do torneio, o carioca subiu da 99ª posição para a 74ª colocação na próxima atualização do ranking da ATP.
‘A história está feita’
Um dos maiores ídolos da história do esporte, o ex-tenista alemão Boris Becker, dono de seis títulos de torneios do Grand Slam, rasgou elogios ao brasileiro.
“A história está feita. João Fonseca vence seu primeiro torneio na Argentina contra #Cerundolo! Observem esse rapaz do #Brasil !!! O céu é o limite…”, afirmou o europeu na rede social X.
CONTINUE ACESSADO O PORTAL WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM
CONTATO: (98) 981770832
SIGA NOSSA PÁGINA @fatos_dos_municipios_