BURITI/MA – NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA BURITIENSE ASSUNÇÃO VERAS

É com grande pesar que comunicamos o falecimento da senhora MARIA ASSUNÇÃO VERAS CAMPOS, simplesmente ASSUNÇÃO VERAS, 75 anos, ocorrido por volta das 20h30 de ontem, terça-feira 30/3. Ela estava internada no Hospital de Urgência de Teresina – HUT e teve uma parada cardiorrespiratória por infecção do novo coronavírus.

ASSUNÇÃO VERAS, que residia desde 2019 em Teresina-PI, era pedagoga e exerceu o magistério por mais de 5 décadas. Também foi secretária da Câmara Municipal na administração do ex-prefeito Antônio Dutra. Viúva, deixa 2 filhos, 10 netos e 6 bisnetos. O sepultamento será no Cemitério Municipal São José.

 Biografia da Professora Assunção Veras, extraída da homenagem da UNOPAR

 Maria Assunção Veras Campos, nasceu no dia 18 de maio de 1945, em Buriti – MA, filha de Vitorino Veras Filho e Eusebia Marques da Silva. Teve ao todo nove irmãos. Ainda criança, Assunção Veras tinha dois sonhos: ser professora e advogada. Conseguiu realizar um de seus sonhos que foi o de lecionar. Na antiga União Artística Operária Buritiense foi construindo e aprendendo como se devia ensinar com a prática e os esforços já adquiridos.

Trabalhou no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) por 4 anos como auxiliar do Chefia. Foi secretária da Câmara Municipal na gestão do prefeito Antônio Dutra.

Em 1971, casou-se com Manoel Ferreira Campos, com quem teve 3 filhos: Roberlan, Alessandro e Maykon, permanecendo casada até 2014, ano de falecimento de seu marido. Em 1975, foi nomeada professora municipal na gestão do então prefeito Benedito Machado, continuando na União artística, depois foi transferida para Unidade de Ensino Inácia Vaz, passando também pelo colégio Complexo Educacional Professora Carmem Costa. Foi diretora temporária da U.I Antônio farias. Em 1982, foi nomeada pelo Estado. Foi também ecute do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), logo após, foi promovida a Presidente.

Da U.I Antônio Farias foi transferida ao Centro de Ensino Maria Luiza Novaes Viana, nesta última, assume função na secretaria nos dois turnos, com muito esforço conseguiu finalizar o ensino superior na graduação Bacharel em pedagogia no ano de 2014.

Com informações: Correio Buritiense

CONTINUE ACESSANDO O BLOG eudesfelix.com.br E TAMBEM PELO FACEBOOK

Fatos dos Municípios

Voltar ao topo