A Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue promovendo ações de cuidados com a saúde mental dos profissionais. No mês alusivo ao Janeiro Branco, os servidores do Hospital da Criança de Colinas intensificaram os diálogos sobre o tema.
“Conversamos sobre os benefícios que a comunicação traz para a saúde mental, que é adquirir o hábito de expressar as emoções com assertividade e de forma mais saudável. Isso ajuda bastante a prevenir problemas de ordem psíquica, contribui com o bem-estar e o convívio social, produz satisfação no trabalho e fortalece os relacionamentos”, pontuou a psicóloga Socorro Almeida.
O diálogo foi uma oportunidade para que os profissionais pudessem refletir sobre os riscos que o silêncio e o acúmulo de emoções represadas podem gerar na convivência profissional ou na elaboração de transtornos. Comunicar e falar sobre as emoções é uma oportunidade de conhecer o outro, de promover empatia consigo e com o próximo.
“A comunicação nas relações contribui em percebermos como o outro funciona, como são nossos temperamentos, sobretudo entre pessoas que passam mais tempo juntos no trabalho que em outros ambientes. Esse processo de autoconhecimento e de percepção dos colegas ajuda na elaboração da empatia e até mesmo de uma simples pergunta que é saber se está tudo bem com quem convive ao nosso lado e, assim, termos recursos para ajudar. Ouvir é fundamental”, ressaltou a psicóloga.
A campanha Janeiro Branco acontece sempre no primeiro mês do ano, época mais propícia de revisão das pessoas sobre seus propósitos e projetos, e que acompanha institucionalmente o momento de reorganização de calendários, planejamentos, metas a serem cumpridas.
Assistência pediátrica
O Hospital da Criança de Colinas dispõe de 30 leitos de enfermaria, dentre eles leitos de semi-intensiva e serviços de pronto atendimento pediátrico, consultórios clínicos para atendimento ambulatorial pediátrico e suporte para realização de cirurgias pediátricas.
A unidade de saúde mantém equipe multiprofissional completa, sala para procedimentos e estabilização que garantem assistência imediata às crianças em situação de urgência e emergência. Outros serviços extras oferecidos são as avaliações e cirurgias ginecológicas, exames de imagem (raio-x e tomografia) e análises clínicas. O Hospital da Criança de Colinas é gerenciado pelo Instituto Acqua.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM CONTATO: (98) 98177083