Com reforma trabalhista, Brasil fecha 408 mil vagas de trabalho em dezembro

O mês de dezembro foi marcado por mais um resultado negativo da política econômica de Michel Temer; dezembro deverá encerrar com um resultado negativo nas vagas de trabalho e superar o saldo positivo de 300 mil empregos formais gerados no acumulado de janeiro a novembro; para analistas, 2017 acabará com saldo negativo de 203 mil vagas formais em 2017; dados mostram que a suposta retomada econômica de Michel Temer e seu governo ainda está muito distante de acontecer

O resultado negativo do mês de dezembro deve superar o saldo positivo de 300 mil empregos formais gerados no acumulado de janeiro a novembro, na série ajustada para incluir informações enviadas com atraso pelas empresas. Na série sem ajustes, foram criados 205 mil vagas até novembro.

A média de 10 projeções aponta para um saldo negativo anual de 203 mil vagas formais em 2017, na série sem ajustes. Considerado o dado ajustado, o saldo negativo será de 108 mil. Apesar de o mercado formal fechar seu terceiro ano no vermelho, o saldo negativo é menor do que nos últimos dois anos. Em 2015 e 2016, foram fechadas, respectivamente, 1,54 milhão e 1,32 milhão de vagas com carteira, com ajuste.

Fatos dos Municípios

Voltar ao topo