Parabéns Valdirene!

 

Valdirene, Glauce Camila e Graciele
Valdirene, Glauce Camila e Graciele

Valdirene é  a mais nova bacharela em direito que se junta aos formandos de 2017 que concluíram o décimo período do Curso de Direito na Faculdade FACAM em  São Luis . A solenidade de formatura aconteceu na quinta-feira 18 no clube de eventos FÁBRICA localizado no bairro Cohama  na Grande São Luis .

A nova bacharela faz parte da família Fatos dos Municípios, espectadores da sua garra, sua força, nos orgulhamos   mais a cada dia  de você,  pessoa  indispensável  para concretização de mais essa conquista que com certeza nos farão felizes.


Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Como advogado, defende os interesses do cliente em diversos campos. Como juiz, resolve litígios entre indivíduos ou empresas. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis. Há duas carreiras distintas para o bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.

Para exercer a profissão de advogado é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao fim da graduação. A prova tem duas etapas, aplicadas em datas diferentes: uma com 80 questões objetivas (de múltipla escolha) e outra prático-profissional. Esta última consiste de uma redação (de peça profissional) e de quatro questões dissertativas, sob a forma de situações-problema. Com base na aprovação dos bacharéis na prova e de seu desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a OAB entrega às instituições de ensino, a cada três anos, o Selo OAB recomenda. Em 2016, apenas 142 cursos dos mais de 1.200 oferecidos no país receberam a certificação.

É também uma das carreiras mais tradicionais entre todas as graduações. O curso é um dos mais procurados e tem um mercado de trabalho sempre receptivo aos graduados. Há inúmeras possibilidades de atuação para o recém-formado, seja em órgãos do setor público ou em empreendimentos da iniciativa privada.

Todos que se formam não podem ficar atados aos diplomas, especialmente os que se formam em Direito, já que a concorrência é grande. É importante ir à luta com garra e determinação, abraçar a carreira com muita paixão, e saber que na vida se ganha e se perde, mas a ousadia é necessária em todas as situações, já que no mundo jurídico ficam aqueles que se atrevem, e viver é bom demais para ser apenas “rotina”.

O sonho continua… Que Deus te abençoe na vocação que escolheu e te inspire na emocionante e desafiante jornada da vida. Parabéns Valdirene e a você dedicamos essas palavras:

Fatos dos Municípios

Voltar ao topo