VITÓRIA DO MEARIM/MA – População sofrem com o Caos instalado no Hospital Municipal com a falta de higiene e remédios vencidos.

A Promotoria de Justiça de Vitória do Mearim realizou, na semana passada, inspeção no Hospital Municipal Moisés Kalil com o objetivo de verificar as condições gerais do estabelecimento, após reforma concluída no mês de abril. Para o promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno, que coordenou a inspeção, a situação geral da unidade de saúde administrada pelo governo da prefeitura Dídima Coelho (MDB) não permite a oferta de atendimento de qualidade à população, podendo ocasionar até danos à saúde dos usuários dos serviços.

Entre os principais problemas detectados, chamou atenção a falta de higiene na sala do pós-parto, em que o aparelho de ar condicionado, apesar de estar funcionando, encontrava-se com acúmulo de sujeira. “O local onde colocam recém-nascido estava em situação periclitante”, registra o relatório de inspeção.

Também foi observada a situação de uma paciente internada em uma sala sem nenhuma ventilação e com o seu bebê no mesmo local; medicamentos com prazo de validade vencido no posto de enfermagem; portas de vários banheiros estão quebradas, sem fechaduras e com vazamentos em pias e chuveiros; e a ausência de condições de higiene adequadas foi verificada, ainda, na cozinha do hospital.

Remédios fora do prazo de validade foram encontrados.

Instalações físicas necessitam de reparos urgentes.

Diante do que foi constatado, Gustavo Bueno afirmou que irá requerer da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária a realização de uma nova vistoria na unidade hospitalar, a fim de que seja verificado se as irregularidades encontradas já foram sanadas. “Caso não tenham sido corrigidos os problemas, o único caminho será o ajuizamento de Ação Civil Pública para fazer a Justiça determinar ao Município de Vitória do Mearim a tomada de providências”, declarou o membro do Ministério Público do Maranhão.

Por outro lado, o relatório da Promotoria de Justiça de Vitória do Mearim constatou melhorias obtidas com a reforma, entre as quais a pintura externa, a climatização em vários ambientes, como a emergência e a sala de atendimento à mulher, além dos bebedouros, cadeiras de espera e ventiladores que estão novos.

Deu no blog Antônio Martins

Fatos dos Municípios

Voltar ao topo