Uma solenidade realizada no auditório do Colégio Militar Tiradentes I, em São Luís, nesta quarta-feira (31), marcou o 20º aniversário do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). A ocasião reuniu vários integrantes das forças de segurança estaduais, dentre os quais muitos dos que contribuíram para a solidificação do órgão, principal meio de acesso aos serviços de emergência prestados pelo Sistema de Segurança Pública do Maranhão à população da Grande Ilha.
“O Ciops é uma ferramenta de extrema importância para o Sistema de Segurança Pública do Maranhão. É por meio dele que conseguimos chegar até a população da Grande Ilha e atender suas solicitações. Durante todo esse tempo de existência, vimos muita evolução e inovação, e temos trabalhado para que, cada vez mais, possamos oferecer um serviço de qualidade à população”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
Há 20 anos, o órgão integra serviços de atendimento da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial, incluindo o Instituto Médico Legal, Instituto de Criminalística e o Serviço de Verificação de Óbitos. Mais recentemente, a partir de um acordo de cooperação firmado com a Prefeitura de São Luís, o Ciops também passou a acionar a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Trabalho integrado em prol da população
A integração das instituições e as tecnologias de informação e de comunicação possibilitam ao Ciops acompanhar o agente de segurança em ação, orientando os seus procedimentos, passando-lhes todas as informações de que necessitar, além de deslocar com rapidez e eficiência recursos especializados para apoio e suporte operacional.
Atual diretor geral do Ciops, o coronel Wallace de Sousa ressaltou que o órgão existe como um facilitador entre a sociedade e os serviços essenciais em uma situação de emergência, reunindo em dois telefones (190 e 193) tudo o que o cidadão precisa. Trata-se de interface que desonera a população de pesquisa e compreensão de atribuições em momentos como ocorrência policial, denúncia de flagrante, resgate de vítimas, entre outros.
“Temos orgulho de, há 20 anos, atuarmos com responsabilidade em prol da população da Grande Ilha, que é a maior região de nosso estado. Ao longo de todo esse tempo evoluímos com tecnologias que nos permitiram ampliar a nossa capacidade de atender o cidadão, como câmeras de identificação facial e de placas de veículos, sendo este um de nossos maiores auxílios no atendimento às ocorrências”, frisou o coronel.
Ainda de acordo com o coronel Wallace de Sousa, o Ciops passou por várias transformações ao longo dos anos e, hoje, possui uma base sólida e já é reconhecido por toda a população de São Luís e Região Metropolitana como o principal canal a ser acionado em situações de emergência. Prova disso são os cerca de 180 mil chamados atendidos só no ano de 2023, fato que demonstra, também, capacidade de resposta, tanto preventiva quando repressiva.
Reconhecimento
Como premissa, o órgão reúne todas as instituições de segurança que compõem o sistema para um trabalho em conjunto, visando a tranquilidade e a ordem social. Em reconhecimento a essa atividade integrada, o diretor geral do Ciops aproveitou a solenidade para celebrar a parceria e homenagear cada um dos representantes das forças com um certificado que simboliza o compromisso em bem servir a população.
Além de ex-servidores e servidores que atuam no Ciops, foram homenageados o subsecretário da Segurança Pública, Marcos Brito; o coronel José de Ribamar Costa, representando o comandante da Polícia Militar do Maranhão; o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva; o coronel Francisco dos Anjos, representando o comandando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; o coordenador de Perícia do Interior, Miguel Alves, representando a Perícia Oficial do Maranhão; e o ex-secretário da Segurança Pública, Raimundo Cutrim.
Saiba mais
O Ciops funciona 24h com equipes de servidores especializados e o auxílio de 230 câmeras em São Luís e Região Metropolitana, incluindo as de identificação de placas e de reconhecimento facial, visando a prestação de um serviço de qualidade como resposta às demandas da população em geral.
Há, na sede do órgão, três setores responsáveis por gerir o atendimento e proceder com as ocorrências: o de teleatendimento, o de videomonitoramento e o de despacho. Ambos são interdependentes para que as ocorrências sejam devidamente processadas e atendidas em tempo hábil, visando a segurança do denunciante, seja ele vítima ou apenas um informante da ocorrência envolvendo terceiros.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM CONTATO: (98) 98177083