Blog Eudes Félix – Fatos dos Municípios - Blog Eudes Félix – O Maranhão em suas mãos

São Luís/MA – Entrega da Boina “Herói de Fibra” marca ingresso de 1.800 alunos ao Colégio Militar 02 de Julho

Minha família toda sonhava com esse momento. Eu tô muito feliz. Sonhei muito com esse dia”. A fala é da aluna Maria Sofia, ela esteve entre os 1.800 calouros do Colégio Militar 02 de Julho, que na segunda-feira (25), receberam a Boina “Herói de Fibra”, em cerimônia realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. A solenidade marca o uso do fardamento de passeio entre os alunos que iniciam vida estudantil na escola do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Foto: reprodução

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou da cerimônia e destacou os números positivos dos alunos das escolas militares, nos indicadores educacionais maranhenses.

“Momento muito importante, em especial para a vida desses alunos que estão recebendo a sua boina, ingressando no Colégio Militar e eu não tenho dúvida, terão grandes avanços. Eu respeito muito o Colégio Militar. É no Colégio Militar que eles aprendem a valorizar a boa conduta, a responsabilidade e, acima de tudo, lá eles têm um bom aprendizado. A prova está aí, os melhores resultados do Ideb vêm das escolas militares e nós vamos fortalecer ainda mais”, frisou Brandão.

Foto: reprodução

De acordo com o CBBMA, a boina representa a proteção do jovem em formação e é uma das marcas da segurança propiciada pela corporação, que acolhe o novo aluno para garantir educação diferenciada.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a cerimônia materializa a fraternidade, ao unir novos alunos aos veteranos, estabelecendo um marco na vida dos estudantes, que iniciam um compromisso com a disciplina, o respeito e o aprendizado.

Essa foi a primeira solenidade de entrega da boina “Herói de Fibra” após o período mais severo da pandemia da covid-19, como explica o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto.

“Hoje é um dia festivo em que mais 1.800 alunos estão recebendo boina. Esses alunos ingressaram no nosso Colégio Militar 02 de Julho este ano, e no retorno possível, depois do período mais crítico dessa pandemia”, disse o coronel.

Após receberem a boina dos seus padrinhos e madrinhas, os estudantes proferiram juramento de ingresso no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Maranhão, que tem a hierarquia e a disciplina como pilares fundamentais da sua estrutura organizacional.

Mais escolas militares e bom resultado no Ideb

Até 2015 o Maranhão contava com apenas um colégio militar do CBMMA e seis unidades escolares vinculadas à Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Hoje o estado dispõe de 27 colégios militares do CBMMA e 16 da PM, mas a meta é ampliar esse quantitativo para beneficiar maranhenses de todas as regiões do estado, como detalha o coronel Célio Roberto.

“Nossas escolas têm sido uma referência no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Maranhão e nós vamos continuar ampliando. A determinação do governador Carlos Brandão é que se amplie a quantidade de colégios militares. Nós vamos ampliar esse número, alcançando mais municípios maranhenses”, conta o comandante do CBMMA.

Um bom exemplo vem do Colégio Militar Tiradentes I, em São Luís. Com gestão compartilhada entre Polícia Militar e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a escola alcançou nota 5,9 no Ideb de 2017, acima da meta de 4,7 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Kelryelle Nascimento acaba de ingressar no Colégio Militar 02 de Julho. Ela acredita que a escola representa uma oportunidade para aprimorar a disciplina e o desenvolvimento educacional.  “A minha mãe sempre sonhou com isso e é muita satisfação estar nessa escola. É a realização de um sonho pra mim”, concluiu a estudante.

Continue acessando o blog EUDESFELIX.COM.BR e também pelo FACEBOOK

Categoria: Notícia Geral

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*