A importância da assistência prestada na Policlínica do Idoso foi destacada pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, durante a visita a unidade, nesta quinta-feira (4), no bairro da Liberdade, em São Luís (MA). Inaugurada pelo Governo do Estado no dia 29 de junho de 2021, a Policlínica do Idoso é uma estrutura que compõe a rede de 18 policlínicas instaladas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão.
Desde a inauguração até junho deste ano, a Policlínica do Idoso já realizou 846.663 atendimentos. Foram 67.859 consultas médicas, 151.595 consultas multidisciplinares, 385.202 atendimentos no Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), 28.286 procedimentos odontológicos, entre outros. É a primeira unidade da rede de policlínicas com atendimento exclusivo da pessoa idosa.
O gestor estadual da Saúde conversou com os pacientes assistidos na Policlínica do Idoso durante atendimento. “A gente precisa lembrar que saúde não é somente a ausência de doença. É a continuidade de um bem-estar dessa população, em especial, dos nossos idosos maranhenses com quem a gente tem que ter um cuidado e uma atenção especial”.
O equipamento de saúde, além de pertencer a rede estadual de 18 Policlínicas, é um equipamento voltado especialmente para a pessoa idosa. Em 2024, a unidade já registrou 140.700 atendimentos. Destaque para as 10.348 consultas médicas; 27.202 consultas multidisciplinares; 37.115 procedimentos de enfermagem; 6.405 procedimentos multidisciplinares; 3.907 procedimentos odontológicos, 55.722 atendimentos no Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), entre outros.
Enquanto aguardava a avaliação com a terapeuta ocupacional, para tratar as dores no quadril, a aposentada Telma Eugênia Pereira, de 65 anos, participava de uma partida de damas, na área de vivência da Policlínica do Idoso. “Todos aqui são maravilhosos, dão atenção, tratam muito bem, eu não tenho nada a reclamar”, exaltou a aposentada. E completou que iniciou o atendimento na unidade por indicação de uma amiga. “Ela sabia que eu tinha uma prótese no quadril e estava me dando muitas dores. Na primeira consulta, a geriatra me encaminhou para outros profissionais, como a fisioterapia e agora estou bem”, disse.
A aposentada Dirce Santos, de 71 anos, recorda com a assistência ofertada na policlínica melhorou a sua qualidade de vida. “Além de dores pelo ombro, eu era uma pessoa triste. Já me consultei com vários especialistas inclusive, psiquiatra. Venho para assistir palestras. Ah, eu acho ótimo! Eu gosto muito daqui. As pessoas são muito carinhosas, atenciosas. Eu sou mais alegre com a ajuda deles”, ressaltou.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM