O jovem Marcos Matheus Andrade de Melo, de 20 anos, morreu após ser baleado durante uma operação policial realizada no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís, na noite da última segunda-feira (27). A principal suspeita é de que ele teria sido confundido com criminosos que estavam sendo perseguidos pela polícia.
De acordo com o delegado Lúcio Rogério Reis, da Superintendência Estadual de Homicídio e Proteção a Pessoa (SHPP), o jovem estava reunido com amigos na porta da sua residência, quando foi surpreendido por policiais militares que faziam uma perseguição pelas ruas do bairro. Ao ouvir os disparos, a vítima chegou a correr para dentro de casa, mas foi atingido.
Marcos Matheus chegou a ser colocado em um muro e revistado por policiais que, em seguida, atiraram novamente no rapaz. Amigos da vítima chegaram a dizer aos PMs que ele não fosse atingido e que a vítima não era criminoso. Ele chegou a ser levada para o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
“O rapaz estava em via pública, no meio de uma perseguição policial realizada na região do São Cristóvão, quando foi atingido por tiros e infelizmente faleceu. Maiores detalhes devem ser tomados a partir da investigação para tentar descobrir de onde partiu os disparos que mataram a vítima, identificar quem eram as pessoas que estavam sendo perseguidas, se foram presos ou apresentados em algum plantão ou se armas foram apreendidas”, disse o delegado.
Segundo a polícia, um inquérito policial foi instaurado e será realizada a comparação balística junto com a bala que atingiu o jovem, para tentar apurar de onde saiu o disparo. Também serão investigados as circunstâncias da perseguição policial e se algum suspeito foi preso nas últimas horas.
Alex Ramos