O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Ricardo Duailibe, defendeu na quinta-feira (21), durante entrevista ao Bom Dia Mirante, da TV Mirante, que a eleição para escolha do novo prefeito e vice-prefeito do município de Bacabal seja realizada no dia 07 de outubro, juntamente com o pleito geral para os cargos de presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
De acordo com Duailibe, a realização da eleição nesta data pouparia os cofres públicos de maiores gastos. Ele explicou que, de acordo com o que reza a lei eleitoral, o prazo máximo para realização do pleito seria até o próximo dia 24 deste mês.
No entanto, como a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassando os mandatos do prefeito José Vieira (PP) e do vice-prefeito Florêncio Neto (PHS) ainda não foi publicada, não há tempo hábil para tal medida.
Segundo o desembargador, o TSE, a partir do momento em que for provocado, pode determinar qualquer data para realização da disputa.
“Eu, como dirigente do Tribunal Regional Eleitoral, entendo que seria apropriado e econômico para o país realizar a eleição no dia 07 de outubro. Se faria em conjunto com as eleições gerais”, afirmou.
Imbróglio – A decisão cassando a dupla Zé Vieira e Florêncio Neto foi proferida na noite da última terça-feira.
O TSE, na sentença, determinou a posse interina do presidente da Câmara Municipal, vereador Edvan Brandão (PSC), que estaria autorizado a convocar a nova eleição dentro de um prazo de 30 dias.
No entanto, como o acordão do Tribunal ainda não foi publicado e a decisão ainda cabe recursos, o que será feito pela defesa de Zé Vieira junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), prefeito e vice permanecem em suas funções.
Roberto cauteloso – Segundo colocado no pleito de 2016, o deputado estadual Roberto Costa (MDB) usa de cautela em relação à nova disputa que será estabelecida em Bacabal.
O parlamentar aguarda que a Justiça Eleitoral defina, de fato, a data do nova eleição para, só então, bater o martelo sobre seu futuro.
Caso a eleição bacabalense seja marcada para depois do dia 07 de outubro, Costa focará no seu projeto de renovar o mandato.
Caso ocorra antes, é possível que entre na disputa. Assim como também é possívelque abdique do projeto para apoiar um aliado, como é o caso do vereador Edvan Brandão.
Já no grupo de Zé Vieira, que está impedido de concorrer, aparecem como prováveis nomes para o embate o próprio Florêncio Neto; a primeira-dama Patricia Vieira; e até mesmo o deputado estadual Carlinhos Florêncio (PC do B), pai do ainda vice-prefeito.