As equipes da Força Tática e Serviço de Inteligência receberam informes de que dois homens estariam deslocando-se do Povoado Bacaba em direção à Codó e que estariam portando armas de fogo; Imediatamente foi montada uma barreira policial no KM-17, a dupla foi abordada e foram encontradas 03 armas de fogo e munição.
A segunda etapa da operação consistiu na busca por pontos onde ocorria o tráfico de drogas, também no Povoado Bacaba, localizado ha 12 KM da sede do município. Durante o deslocamento as guarnições depararam-se com três indivíduos em atitude suspeita que ao avistar os policiais evadiram-se abandonando outras 03 armas de fogo. Em seguida, os policiais localizaram a casa de um indivíduo que era acusado de traficar drogas e ameaçar constantemente moradores do povoado Bacaba, na residência foram encontradas mais 07 armas de fogo e material para municiar os armamentos.
No total, foram 13 armas de fogo retiradas de circulação e 03 envolvidos encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.